Você já perdeu um voo ou por algum motivo não pode embarcar?
Sabemos que certas situações podem fugir do nosso controle e atrapalhar compromissos, inclusive, o embarque em voos já contratados.
Nessas situações, caso você não realize o check-in, ou não embarque em seu voo após realizá-lo, ocorre o chamado no-show.
Dessa forma, se por algum motivo o passageiro deixar de embarcar em um voo sem que o motivo seja de responsabilidade da companhia, acontece o no-show.
E agora que você já entendeu o que é o no-show, que tal conhecer os seus direitos e o passo a passo do que fazer nessas situações para assegurá-los?
Mas atenção, caso você tenha passado por um no-show, nem tudo está perdido!
O passageiro ainda tem direito ao valor da passagem por até um ano após a data original do voo, devendo apenas escolher pagar a multa definida pela companhia para estes casos ou 100% do valor da tarifa, sendo devolvido o restante dos valores.
E mais! Ter perdido o voo de ida não exclui o direito ao voo de volta, apesar de ser prática comum entre as companhias aéreas. Nestes casos, é importante procurar a empresa assim que deixar de se apresentar no voo, para garantir que o voo de volta não seja cancelado. O mesmo vale para conexões.
Como dito acima, é comum que as companhias aéreas cancelem voos de conexão ou de volta quando um passageiro não embarca em seu voo de ida.
Porém, essa medida é ilegal e configura venda casada de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Nesses casos o passageiro tem direito a:
Lembre-se que a passagem aérea tem validade de um ano, a partir da emissão. Dessa forma, caso ocorra o no-show, o que será perdido será somente a viagem e não a passagem!
Acompanhe abaixo as assistências que as companhias aéreas devem prestar ao seus consumidores:
Direito de comunicação: a companhia aérea deve fornecer internet gratuita ou telefone para ligações.
A partir de 2 horas de atraso:
Direito à alimentação: a companhia deve oferecer um voucher para alimentação, ou restituir os valores gastos com este fim pelos consumidores.
A partir de 4 horas de atraso:
A companhia deve oferecer transporte para um hotel, hospedagem e transporte de volta para o aeroporto para o horário do novo voo.
Ah! Caso o passageiro resida na mesma cidade do aeroporto, a companhia deve arcar com o transporte de ida e volta do passageiro!
A taxa por no show pode ser legal e é cobrada para cobrir o assento que está vago, e que poderia ter sido vendido para outro cliente. Caso este valor não seja razoável, a companhia aérea pode ser obrigada judicialmente a devolver os valores abusivos.
As passagens mais baratas, como as promocionais, costumam possuir maior taxa de no-show. Já as passagens mais caras, na maioria das vezes, não possuem essa multa e é possível ter o reembolso sem grandes preocupações em caso de não comparecimento, porém o valor pode variar de acordo com a companhia aérea.
Se por algum motivo o passageiro deixar de embarcar em um voo sem que o motivo seja de responsabilidade da companhia, acontece o no-show.
Mas caso a companhia aérea cancele os demais voos contratados após este voo, seja uma conexão ou voo de volta, o passageiro terá uma série de direitos, alguns deles alcançados através de uma ação judicial.
Para comprovar este cancelamento por no-show, temos os seguintes documentos possíveis que podem ser utilizados para comprovar o no-show são:
De acordo com a Agência Nacionalde Aviação Civil – ANAC, os direitos dos passageiros de voos nacionais e internacionais são os mesmos, sempre que a passagem aérea for emitida no Brasil, ainda que o voo seja para o exterior, ou que ele apenas faça conexão em algum aeroporto brasileiro.
Para voos domésticos, em que a partida e chegada ocorrem no Brasil, o prazo é de 5 anos.
Já para voos internacionais é de apenas 2 anos!
Em ambos os casos, o prazo é contado a partir da data do cancelamento do voo, mas o ideal é que o consumidor procure a defesa de seus direitos o quanto antes!
Caso tenha problemas com no-show, a Tozo e Aguiar é um escritório especializado em direitos do passageiro aéreo e em problemas em viagens. O escritório é formado por profissionais especializados, com compromisso e agilidade em suas demandas contra as companhias aéreas.
Caso precise falar com um de nossos especialistas , clique aqui e entre em contato através do nosso whatsapp!
A Tozo e Aguiar é um escritório especializado em direitos do passageiro aéreo e na resolução de problemas relacionados a viagens.